Contactos

Construtora Casa Nova

Empresa verificada
  • Pessoa de contato: Grupo Empresarial
  • Telefone: +55 (031) 3473-56-26
  • MSN: casanova.empreendimentos@hotmail.com
  • Endereço postal: BH, Belo Horizonte, Minas Gerais, 30865530, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

Inovação Técnológica e Meio Ambiente

Inovação Técnológica e Meio Ambiente

29/01/15

Em áreas urbanas densamente ocupadas, as superfícies destinadas ao sistema viário e às áreas de estacionamento ocupam espaços consideráveis, chegando a 30% da área da bacia de drenagem.
Neste sentido, a utilização de pavimentos permeáveis é um fator a mais para combater os problemas de inundação urbana, pois contribui para a diminuição do escoamento superficial.
A Associação Brasileira de Cimento Portland desenvolveu esse sistema que permite a infiltração de água no solo, ajudando a reduzir os efeitos nocivos da urbanização e também inibindo as enxurradas.
O pavimento permeável vem para auxiliar o combate de enchentes, principalmente nos centros urbanos. Este fenômeno tem provocado diversas e constantes tragédias principalmente no verão. Este tipo de pavimento é recomendado para uso em vias públicas, vias em que trafegam veículos leves, pátios residenciais, comerciais, industriais e em estacionamentos já que o mesmo favorece a infiltração de água no solo e reduz o escoamento e acúmulo superficial da água em até 100%.

Pavimento permeável

O pavimento permeável consiste em uma camada superficial de rolamento, aplicada sobre camadas de materiais de alta porosidade, capazes de reter água. As camadas de subsuperfície podem receber sistemas de drenagem ou coleta de água, ou se interligarem com a rede pluvial.
Desenvolvido de um modo bem interessante, o sistema é composto por uma camada de base de brita (os agregados deixam espaços vazios por onde a água infiltrada é armazenada, atuando também como filtro: retém os resíduos sólidos ajudando a reduzir a contaminação da água). “No pavimento permeável, toda a estrutura é executada para permitir a passagem de água, os agregados finos são eliminados e o revestimento do pavimento permite a passagem rápida da água”, destaca a engenheira. Já na camada superficial do pavimento podem ser utilizadas peças de concreto pré-moldadas ou de concreto poroso molado em loco.
O sistema já foi difundido como ferramenta de prevenção a enchentes e alagamentos em países como Alemanha, Inglaterra e também Estados Unidos. No Brasil o mesmo vem sendo propagado com o apoio técnico da ABCP, a qual promove intercâmbios para troca de experiências sobre o uso do sistema de pavimentação com o ICPI (Interlocking Concrete Pavement Institute) nos Estados Unidos, e faz também a integração com o SEPT (Small Element Pavement Technologists), que se trata de um grupo que reúne os maiores especialistas do mundo em pavimento utilizando as peças de concreto.

Fonte: Soluções para cidades. Blog da Engenharia

Artigos anteriores
Construtoras inovam e apostam na força e praticidade do aço
Construtoras inovam e apostam na força e praticidade do aço

02/08/12

Modelo permite a construção até de prédios, reduzindo tempo de obra em até 40%. Material 100% reciclável é outro atrativo